quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mensagem

                                                                                                         Madalena Freire
" Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e de morte, é preciso educar o medo e a coragem.
Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação desse drama, cujos personagens são nossos desejos de vida e morte.
Educar a paixão (de morte e vida) é lidar comesses ingredientes cotidianamente, através de nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais, outros menos e em outros anestesiada) e DESEJAR, SONHAR, IMAGINAR e CRIAR.
Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos e criamos, na busca permanente da alegria, da esperança, do fortalecimento, da liberdade, de uma sociedade mais justa, da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecer vivo... fazendo EDUCAÇÃO!"

quarta-feira, 1 de junho de 2011


                                      Educação / Comunicação


                   Não é possível pensar em educação sem pensar em comunicação, são dois processos inseparáveis. Como instrumento, como meio, nascem das necessidades humanas.
                   A relação entre a comunicação social e educação ganhou densidade
própria e se afigura como um campo de intervenção social específico.
Toda educação faz-se através da comunicação, seja ela falada, escrita ou gesticulada. Através da troca, do compartilhamento de idéias, sentimentos, emoções, da transmissão e da recepção da informação, vão construindo a nossa história, e a história da humanidade. Portanto, essa relação entre educação e  comunicação é bastante complexa. São inerentes ao processo de humanização. E como necessidade humana, elas podem ser exploradas de várias maneiras.
                  O ser humano desde o nascimento nasce tentando se comunicar. Chorando, sorrindo, visualizando objetos, fazendo sinais, enfim, nas diversas formas que a educação pode acontecer. E é nessa variedade de formas de comunicação que podemos entender e estabelecer contatos, dando ou recebendo informações.
                  Nos dias de hoje o domínio da informática tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, a pressa e defende pontos de vista, partilha e ou controi visões de mundo, produzindo seu conhecimento.
                   Não é difícil observar as diferenças no comportamento das crianças e adolescentes nos dias atuais. A cada dia que passa é mais crescente a presença da tecnologia no nosso cotidiano, em  todo lugar é possível ver o avanço tecnológico e acompanhar este crescimento , a maneira como o cidadão da atualidade se informa sobre o mundo que está em plena revolução.
                  Educar para a comunicação é orientar para análises  mais coerentes, complexas o que ao mesmo tempo, ajuda a expressar relações mais ricas de sentido entre as pessoas, os grupos e a sociedade como um todo. É uma educação para novas relações simbólicas e para  novas expressões  do ser social, não só para análises teóricas. Não há maneira mais simples e prática de fazer educação do que criar produtos de comunicação. Ao produzir um jornal, um site, uma história em quadrinhos, um vídeo, um programa de rádio, aprendemos a nos comunicar, e estamos aprendendo através da comunicação.